quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aeroporto de Cacoal: TRIP já está instalada em Cacoal


A TRIP Linhas Aéreas já está com suas instalações conclusas para operar voos em Cacoal. A implantação do boxe para o chek-in, sala para execução de serviços operacionais, logística, além da seleção e a contratação de pessoal para trabalhar nos guichês”. A informação é do deputado federal, Nilton Capixaba (PTB/RO), que está acompanhando os detalhes finais para que Cacoal e região comecem ser atendidas com voos para todo o Brasil.


De acordo com o parlamentar, o voo da aeronave ATR, com capacidade para 45 a 48 passageiros, já está confirmado para Cacoal. Os representantes da empresa Trip já conseguiram a autorização da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, para operar voos no Aeroporto Capital do Café. Também foi assinado o contrato entre a TRIP e o Governo do Estado para incentivo fiscal sobre o ICMS para o abastecimento das aeronaves que operararão nos aeroportos do Estado.



A autorização concedida pela ANAC regulamenta todas as operações aéreas  realizadas pelas empresas aéreas. Esta autorização é dada após a Agência analisar as capacidades de infraestrutura aeroportuária e de espaço aéreo. É conhecida no segmento aeroportuário pela denominação HOTRAN.
Capacitação






Nesta terça-feira, 15, no feriado da Proclamação da República, a comunidade aeroportuária de Cacoal e Ji-paraná foi contemplada com curso de capacitação para Agentes de Proteção da Aviação Civil.
O curso, ministrado pela empresa Ares Brasil, sediada no Rio de Janeiro, serve para preparar profissionais habilitados para exercer a proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita, nas atividades de inspeção de passageiros, tripulantes, bagagem de mão e pessoal de serviço; inspeção de bagagem despachada; proteção de aeronave estacionada; verificação de segurança de aeronave (varredura); proteção de carga e outros itens; controle de acesso às áreas restritas de segurança e patrulha móvel da área operacional.
Fatos históricos sobre o Aeroporto de Cacoal
O Aeroporto de Cacoal começou a ser projetado no ano de 2000, quando o deputado federal Nilton Capixaba, esteve em audiência com o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, Capixaba apresentou um projeto para construção de um aeroporto. O parlamentar enfatizava que o munícipio era uma cidade pólo e o progresso era latente nos próximos anos. Onde se via apenas mata e pastagem se tornou o maior aeroporto da região norte do Brasil.
Vale ressaltar que Capixaba, o ex-prefeito Divino Cardoso e sua esposa Penha Lenci Campos foram ao Rio de Janeiro para inserir Cacoal nos órgãos competentes como cidade com potencial para espaço aeroportuário. Em seguida, Capixaba participou de audiência com o Ex-Ministro da Casa Civil e atual senador Aloysio Nunes, onde se iniciou a discussão para elaboração do projeto para construção do aeroporto de Cacoal. O COMAR, Comando Aéreo Regional de Manaus, ficou com a competência de licitar o projeto. Uma empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação, desenvolveu-o e dali em diante, Capixaba percorreria um caminho longo, de 11 anos, buscando parceria para execução deste ousado projeto. Para execução do projeto foram aplicados recursos do PROFAA, (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), Contrapartida do Governo do Estado e recursos, provenientes de emenda parlamentar, do deputado federal Nilton Capixaba.
No ano de 2001, a ex-prefeita Sueli Aragão deu continuidade ao projeto para construção do aeroporto. Conseguiu a liberação junto ao poder legislativo municipal para comprar o terreno onde se localiza o aeroporto. Basílio Taxista, Nério Bianchini e membros da família Góis eram os donos.
Segundo dados do DER, Departamento de Estradas e Rodagens, no ano de 2002, esta obra começou a ser construída. Em dezembro de 2004 foi encerrada a pista de pouso e decolagem, medindo 45 x 2.100 metros. Em 2008 foram executados a pista de táxi e o pátio de aeronave. Nos três pavimentos foram utilizados quase 14 mil metros cúbicos de massa asfáltica. Entre 2008 e 2009 foi construído o terminal de passageiros, com capacidade para 150 pessoas; com espaço para quatro empresas de transportes, além de área de espera e lanchonete.
O aeroporto de Cacoal, iniciado em 2002 e concluído em 2010, contou com investimentos na ordem de 20 milhões de reais. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, detector de metal, câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, caminhão de combate a incêndio, já estão nas depêndencias do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento. A obra inclui o estacionamento, o saguão e as obras de paisagismo. A pista com 2.100 metros é maior que a do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o que deve possibilitar segurança para pousos e decolagens.  Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
Reconhecimento
Nilton Capixaba enfatiza que seu trabalho não teria êxito sem o apoio dos parceiros como os Ex-governadores, José Bianco, Ivo Cassol e Confúcio Moura (atual), Ex-prefeitos, Divino Cardoso, Sueli Aragão e Franco Vialetto (atual), os vereadores de Cacoal, os membros da COPAHRC, Comissão Pró Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, na pessoa do professor Ismael Cury, Governo Federal, a sociedade organizada, clubes de serviços e o empenho das autoridades que contribuiram para doação do terreno.

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