O aeroporto de Cacoal, inaugurado oficialmente em março do ano passado, finalmente deve operar com voos comerciais. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estarão hoje na cidade. A visita marca a homologação oficial do aeroporto - já que até o momento somente a pista havia sido homologada pela ANAC - autorizando pousos e decolagens de aviões de pequeno e médio porte.
As avaliações dos técnicos vão levar em conta aspectos econômicos e sociais do aeroporto: as condições de pronto atendimento dos hospitais da região, segurança e potencial econômico. Os bombeiros militares que participaram de treinamento para serem bombeiros aeródromos, no ano passado, também serão avaliados.
A partir da autorização da Agência a empresa Trip, que já confirmou a utilização do aeroporto, os voos comerciais podem começar a operação a qualquer momento.
O setor de turismo tem comemorado a notícia, já que com isso deve aumentar o fluxo de pessoas indo e vindo de Cacoal - tanto para negócios quanto turismo - um filão importante da economia local. A empresária Vera Bianchini, do Cacoal Selva Park, um dos maiores empreendimentos turísticos de Rondônia é uma das otimistas. "Eu acho que vai ser importante pra Cacoal os voos comerciais pra toda a cidade, os empresários também vão aproveitar pra fazer negócios, além disso, nós sempre quisemos entrar na rota do turismo de Rondônia e além do Cacoal Selva Park tem Porto Rolim também, que deve entrar na rota do turismo com este aeroporto", disse ela.
ENTRAVES
Apesar do clima de otimismo ainda há problemas a serem enfrentados com relação as condições de operação do aeroporto. Há ulgum tempo o lixão que ficava a poucos quilômetros do aeroporto foi desativado, apesar disso algumas pessoas ainda jogam lixo no local. Segundo o presidente da Câmara Municipal na última semana foi feita uma limpeza, porém a prefeitura não contribuiu no serviço, bancado pela Câmara de Vereadores.
TECNOLOGIA
O deputado federal Nilton Capixaba, que está a frente do projeto do aeroporto desde o início dos trabalhos em 2000, comemorou o fato e justificou a demora devido a processos burocráticos normais. "Já temos cabo de fibra óptica que faltava, telefone, combate a incêndios, tudo funcionando, o aeroporto inclusive tem estação de rádio", disse ele. O avião que vai operar inicialmente no aeroporto é um jato com capacidade para mais de 80 lugares, afirmou o deputado. Um dos maiores difenciais do aeroporto é a pista, com 2,1 metros maior que a do aeroporto de Congonhas em São Paulo, por exemplo. A pista maior garante maior segurança para pousos e decolagens de aviões, tanto de pequeno quanto de grande porte.
Fonte: Diário da Amazônia.
Autora: Carolina Sá
Fonte: Diário da Amazônia.
Autora: Carolina Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário