quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto amplia isenção de IPI para mototaxistas

Os trabalhadores que atuam na profissão de mototaxistas poderão adquirir motos novas por um valor diferenciado em relação ao preço praticado no mercado.  O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) apresentou projeto de lei na tarde de hoje (8) ampliando a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para motos adquiridas por mototaxistas credenciados em cooperativas regulamentadas nos estados e municípios.
A isenção do IPI vai beneficiar os trabalhadores na compra de motocicletas de fabricação nacional e cilindrada não superior a 250 cm. A proposta é uma forma de atender os mototaxistas que não têm condições financeiras de adquirir uma motocicleta nova. Por outro lado, contribuirá para uma prestação de serviço de boa qualidade e ao mesmo tempo reduzir a poluição sonora e meio ambiente.
“Devido a baixa qualidade dos serviços públicos de transportes em geral e o caos no trânsito das grandes cidades impulsionou o desenvolvimento de um novo meio de vida: o transporte de passageiros em motocicletas, “mototaxi”. Iniciada quase clandestinamente, a prática difundiu-se, tornou-se reconhecida oficialmente, e constitui hoje uma fonte relevante de vagas de trabalho, responsável pelo sustento de grande número de famílias, tanto que o legislador federal houve por bem regulamentá-la, por meio da Lei nº 12.009, de 2009”, justifico o deputado.

Um comentário:

  1. Parabéns Sr.Deputado, espero que seja aprovado o mais rápido possível. Esta ação política vem beneficiar a categoria, mais, infelizmente falta a vontade política dos prefeitos em reconhecê-los como profissionais através de lei municipal dificultando os direitos destes trabalhadores.
    Quero registrar aqui também a atitude política do Deputado José Airton PT/Ceará com o PL 394/2008,onde os Estados poderão legislar sobre transporte de passageiros remunerados em motocicletas e motonetas moto-taxi. O referido PL ainda destaca que não interfere na competência dos Municípios para autorizar, regular e fiscalizar a atividade de moto-táxi, notadamente por se tratar de serviço de interesse local, atribuído a esses entes federativos nos termos do art. 30 da Constituição Federal. Portanto, precisamos mobilizar os prefeitos para que estes benefícios realmente venham a favorecer a classe trabalhadora.
    Publiquei esta matéria no blog: www.mototaxistasdobrasil.blogspot.com
    Confira! vale a pena conhecer o que está sendo feito pela categoria.
    Mais uma vez parabéns e muito obrigado.
    FÁTIMA CANEJO
    Presidente SINDIMOTO/CRATO-CE.
    E-mail: fatimacanejo@hotmail.com

    ResponderExcluir